RuÃdo ambiental e sua percepção pelos alunos de odontologia
Ambient noise and its perception by students of dentistry
Oliveira, A.L.B.M.; Campos, J.A.D.B.; Garcia, P.P.N.S.
Rev. odontol. UNESP, vol.36, n1, p.9-16, 2007
Resumo
Os ruÃdos ambientais provenientes de equipamentos usados durante o tratamento odontológico são extremamente prejudiciais à saúde do cirurgião-dentista e, além de promoverem a diminuição da capacidade auditiva, levam os profissionais ao estresse, estafa, irritabilidade, nervosismo, queda na produtividade e alterações na pressão arterial. Devido ao fato de tais ruÃdos não poderem ser eliminados, torna-se importante a conscientização precoce dos dentistas quanto aos riscos a que estão expostos para que possam controlá-los. Diante disso, o presente trabalho propôs observar a percepção de alunos do curso de Odontologia quanto à exposição ao ruÃdo ambiental. A população de estudo foi constituÃda de 196 alunos do curso de Graduação da Faculdade de Odontologia de Araraquara - UNESP, do segundo ao quarto ano. O instrumento de análise usado foi um questionário contendo questões relativas à exposição e à s principais fontes de ruÃdo ocupacional. Os resultados mostraram que 93,9% dos alunos do segundo ano, 96,8% do terceiro e 100% dos alunos do quarto ano julgaram que estão sendo expostos aos ruÃdos ambientais durante os trabalhos nas clÃnicas e nos laboratórios. A principal fonte de ruÃdos durante as atividades clÃnicas/laboratoriais relatada pelos alunos dos segundo e terceiro anos foi o alta rotação (18,2 e 8,1% respectivamente) e, para o quarto ano, foi a bomba a vácuo (25,7%). Com relação à reação ao ruÃdo, 36,4% dos alunos do segundo ano, 67,7% do terceiro e 52,9% do quarto mencionaram que ele incomoda. Após análise dos resultados obtidos mediante a metodologia aplicada, pôde-se concluir que a percepção quanto à exposição ao ruÃdo ambiental aumenta no decorrer do curso, à medida que os alunos entram cada vez mais em contato com o mesmo.
Palavras-chave
Doenças ocupacionais, ruÃdo ocupacional, odontologia
Abstract
The occupational noises from equipment used during the dental treatment are extremely harmful to the health of the dentist, promote the reduction of the auditory capacity and also take professionals to stress, fatigue, irritability, nervousness, low productivity and blood pressure alteration. Due to the fact that such noises cannot be eliminated, the early awareness of the dentists about these risks in their work becomes important. The present work observed the perception of dentistry students, concerning the exposure to the occupational noise. A questionnaire that investigated the exposition and main sources of occupational noise was answered by 196 graduation students from the College of Dentistry in Araraquara. They were from the second to the fourth year. The results showed that 93.9% of the pupils in the second year, 96.8% of the third year and 100% of the class in the fourth year of college are aware of the exposure to the ambient noise, during their work in clinics and laboratories. The main source of noises during these clinic and laboratorial activities, reported by the students of the second year and the third year (18.2 and 8.1% respectively) was the high rotation motor. Students from the fourth year indicated the vacuum bomb (25.7%) as the main source. About the reaction, 36.4% in the second year, 67.7% in the third year and 52.9% in the fourth year have mentioned that noise really disturbs them. By means of the applied methodology it can be concluded that the perception about the exposure to the ambient noise increases as the course develops, the students have longer contact with these situations.
Keywords
Occupational diseases, noise occupational, dentistry
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