Presença de ansiedade em docentes universitários do curso de Odontologia da Universidade Federal do Espírito Santo em tempos de pandemia
Anxiety in university professors of the Dentistry course at the Federal University of Espírito Santo in pandemic times
Deise Berger VELTEN; Caroline Rodrigues THOMES; Maria Helena Monteiro de Barros MIOTTO
Resumo
Palavras-chave
Abstract
Abstract:
Keywords
References
1 Leão AM, Gomes IP, Ferreira MJM, Cavalcanti LPG. Prevalência e fatores associados à depressão e ansiedade entre estudantes universitários da área da saúde de um grande centro urbano do nordeste do Brasil. Rev Bras Educ Med. 2018 Oct-Dec;42(4):55-65.
2 Sohrabi C, Alsafi Z, O’Neill N, Khan M, Kerwan A, Al-Jabir A, et al. World Health Organization declares global emergency: a review of the 2019 novel coronavirus (COVID-19). Int J Surg. 2020 Apr;76:71-6.
3 Duarte MQ, Santo MAS, Lima CP, Giordani JP, Trentini CM. COVID-19 e os impactos na saúde mental: uma amostra do Rio Grande do Sul, Brasil. Cien Saude Colet. 2020 Set;25(9):3401-11.
4 Brasil. Ministério da Educação. Portaria nº 345, de 19 de março de 2020 [Internet]. Diário Oficial da União. Brasília, 19 março 2020 [citado 2020 dez 19]. Disponível em:
5 Jowsey T, Foster G, Cooper-loelu P, Jacobs S. Blended learning via distance in pre-registration nursing education: a scoping review. Nurse Educ Pract. 2020;44:102775.
6 Silva AF, Estrela FM, Lima NS, Abreu CTA. Saúde mental de docentes universitários em tempos de pandemia. Physis. 2020;30(2):e300216.
7 González T, de la Rubia MA, Hincz KP, Comas-Lopez M, Subirats L, Fort S, et al. Influence of COVID-19 confinement in students’ performance in higher education. PLoS One. 2020 Oct;15(10):e0239490.
8 Kim S, Kim YJ, Peck KR, Jung E. School opening delay effect on transmission dynamics of coronavirus disease 2019 in Korea: based on mathematical modeling and simulation study. J Korean Med Sci. 2020 Apr;35(13):e143.
9 Araújo FJO, de Lima LSA, Cidade PIM, Nobre CB, Neto MLR. Impact of Sars-Cov-2 and its reverberation in global higher education and mental health. Psychiatry Res. 2020 Jun;288:112977.
10 Shaw K. Colleges expand VPN capacity, conferencing to answer COVID-19 [Internet]. Network World, 2020 [citado 2022 jan 28]. Disponível em:
11 Quintão S, Delgado AR, Prieto G. Validity study of the beck anxiety inventory (portuguese version) by the Rasch Rating Scale Model. Psicol Reflex Crit. 2013;26(2):305-10.
12 Jorge EE, Constancio GP, Valedorio RC, Magatti ML, Ayub SRC. Níveis de ansiedade em docentes perante a pandemia de orthocoronavirinae (covid-19). In: Zago MC, organizadora. Saúde Mental no Século XXI: indivíduo e coletivo pandêmico. Guarujá: Editora Científica; 2021.
13 Wang J, Wang Z. Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats (SWOT) Analysis of China’s prevention and control strategy for the COVID-19 epidemic. Int J Environ Res Public Health. 2020 Mar;17(7):2235.
14 Silva SMF, Oliveira AF. Burnout em professores universitários do ensino particular. Psicol Esc Educ. 2020;23:e187785.
15 Silva AF, Estrela FM, Lima NS, Abreu CTA. Saúde mental de docentes universitários em tempos de pandemia. Physis. 2020;30(2):e300216.
16 Tostes MV, Albuquerque GSC, Silva MJS, Petterle RR. Sofrimento mental de professores do ensino público. Saúde Debate. 2020 Jan-Mar;42(116):87-99.
17 Sanchez HM, Sanchez EGM, Barbosa MA, Guimarães EC, Porto CC. Impacto da saúde na qualidade de vida e trabalho de docentes universitários de diferentes áreas de conhecimento. Cien Saude Colet. 2019;24(11):4111-23.
18 Saraiva IZ, Oliveira NSMN, Morejon CFM. Impactos das políticas de quarentena da pandemia Covid-19, Sars-Cov-2, sobre a CT&I brasileira: prospectando cenários pós-crise epidêmica. Cadernos de Prospecção. 2020;13(2):378.
19 Eachempati P, Ramnarayan K. Covido-pedago-phobia. Med Educ. 2020 Aug;54(8):678-80.
20 Schmidt B, Crepaldi MA, Bolze DAS, Neiva-Silva L, Demenech LM. Saúde mental e intervenções psicológicas diante da pandemia do novo coronavírus (COVID-19). Estud Psicol. 2020;37:e200063.
21 Moreira DZ, Rodrigues MB. Saúde mental e trabalho docente. Estud Psicol. 2018;23(3):236-47.
22 Oliveira EC, Santos VM. Adoecimento mental docente em tempos de pandemia. Brazilian Journal of Development. 2021 Apr;7(4):39193-9.
23 Baptista MN, Soares TFP, Raad AJ, Santos LM. Burnout, estresse, depressão e suporte laboral em professores universitários. Rev Psicol Organ Trab. 2019;19(1):564-70.
24 Dejours C. A loucura no trabalho: estudo de psicopatologia do trabalho. São Paulo: Cortez-Oboré; 1988.
25 Breakwell GM, Fife-Schaw C, Hammond CS, Smith JA., organizadores. Métodos de pesquisa em psicologia. 3rd ed. Porto Alegre: Artmed; 2010. p. 22-41.
Submitted date:
01/09/2022
Accepted date:
06/28/2022